sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lembranças fotográficas da Polônia

Desde 1977 João Urban se dedica à realização de ensaios documentais sobre temas de natureza social, como as condições de vida dos bóias-frias e dos imigrantes de origem polonesa radicados no Paraná.

Aos 40 anos, João Urban descobriu suas origens quando se reaproximou dos polacos que vieram junto com seus pais da Polônia. Eles perpetuam nas figuras seus hábitos e costumes trazidos pela centenária imigração polonesa ao Brasil. Nas paredes de suas casas de madeira, exibem ainda as últimas memórias de sua terra. Conservam sua ascendência através da fé fervorosa na religião católica e da língua polaca antiga.















Visto e copiado Daqui

3 comentários:

brechó trechic baratissimo disse...

nossa que delicia, me deu uma saudade da minha antiga casinha,no Paraná, igualzinho!!!

Anônimo disse...

Casas pobrezinhas, mas bem graciosas!
Beijos,
Tati.

Unknown disse...

Bah guria!!!
Tu sabe que a minha descendência é polonesa(meu avô é filho de poloneses) e a Polônia quase foi o tema da minha coleção na A La Pucha!Acabei sendo voto vencido na escolha da inspiração, mas ainda usarei esse tema!!!
Tenho uma pasta enorme de referências de imagens da Polônia.
Muito legal o trabalho desse cara.

Beijones!!