quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A busca pela solução mais rápida



O mistério pela busca do menor número necessário de movimentos para resolver o Cubo Mágico ou Cubo de Rubik, em qualquer uma de suas bilhões de configurações, foi resolvido em agosto deste ano. Durante os últimos 15 anos, a solução parecia estar em um mínimo de 18 movimentos, porém não havia certeza quanto ao número certo. Agora, os investigadores da Universidad de Kent anunciaram o número “final”, graças a ajuda de Google.

A equipe de pesquisadores responsável pelo estudo, afirma que qualquer posição pode ser resolvida em exatos vinte movimentos ou menos.

A pesquisa sugere que 20 é o “número mágico” pois, em mais de 100 milhões de posições iniciais (de 43 bilhões possíveis), essa quantidade de movimentos é suficiente.Como já se sabe que a maioria das combinações podem ser solucionadas entre 15 e 19 movimentos, 20 é o número procurado há mais de trinta anos, acreditam os pesquisadores.

O Cubo de Rubik foi inventado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik. Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik". Neste mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano".

O jogo é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.



Visto Aqui

Um comentário:

Flora Dutra disse...

Maria, que legal. Eu adoro o cubo mágico. hehehehe