sábado, 9 de janeiro de 2010

Shampoo sem sal?


Lendo um dos blog do cabelereiro e maquiador Eric Maekawa finalmente descobri o motivo do sal nos shampoos e se esta moda dos "sem sal" é realmente uma boa ou não. Vale a pena dar uma lida para tirar algumas dúvidas.


O claim “sem sal” (cloreto de sódio) pode ser enganoso. Os sais usados em shampoos são ingredientes muito comuns que ajudam a criar uma viscosidade estável para o produto. Eles são usados em quantidades pequenas e são solúveis em água, o que significa que são facilmente eliminados durante o processo de enxágüe. Por esse motivo, eles não trazem efeitos prejudiciais à fibra capilar, ou interferem na performance de tratamentos químicos (p.e. coloração, alisamento). A maioria dos shampoos que se dizem “sem sal” (sem cloreto de sódio) simplesmente substituem ele por outro (Cloreto de Potássio), com efeitos similares em sua fórmula e nos cabelos.

O Grupo L´Oréal acredita firmemente que o claim “sem sal” pode estar sendo usado de maneira enganosa pois destaca um atributo do produto que não traz nenhum benefício para o consumidor. Um estudo independente, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, o Instituto Schulman de Investigação Científica, a Universidade Anhembi Morumbi e a International Specialty Products, conclui que não existem diferenças relevantes ao comparar a performance de shampoos com cloreto de sódio e aqueles que não possuem este ingrediente em sua fórmula.


O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo L´Oréal conta com 3268 funcionários no mundo todo, e 581 milhões de euros dedicados à pesquisa cosmética e dermatológica, para garantir aos consumidores produtos com a mais alta qualidade e segurança.


No Brasil, o Grupo L´Oréal conta com um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, que, junto com os Departamentos de Marketing e Desenvolvimento, trabalham focados nas tendências do mercado brasileiro e visando as necessidades específicas de seus consumidores.

Um comentário:

Mônica disse...

Adorei a reportagem, a gente fica achando q estes shampoos fazem milagre e nem é tanto assim, as vezes um c sal é ate melhor, né!!obrigada bjus