sábado, 19 de julho de 2008

Bolo Negro

Fuçando nas revistas antigas da minha mãe, encontrei uma receita super fácil de bolo, e como é quase impossível ficar sem doce, principalmente chocolate depois das refeições, resolvi testar para ver no que dava...
O nome dado a esta receita pela revista é "Bolo Negro", mas acho que o resultado está mais para brownie do que para bolo... deve ser por que naquela época, petit gateau e brownie não existiam ainda!

A receita também é legal pois além de ser boa, é rápida e não fica quase nada de louça para lavar.




Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo picado
1/3 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açucar
1/2 xícara de farinha de trigo
4 ovos


1) Em uma panela, coloque o chocolate e a manteiga e leve ao fogo baixo até derreter (sem deixar ferver). Junte o açucar e misture bem. Retire do fogo.
2) Acrescente a farinha e os ovos, misturando novamente. Coloque numa fôrma untada de 20 cm de diâmetros (eu coloquei em uma fôrma retangular de mais ou menos 30x15 cm).

3) Leve para assar em forno quente (200ºC) preaquecido, por mais ou menos 20 minutos. (Aqui o teste do palito não funciona, eu deixei no forno por mais ou menos 25, 30 minutos porque no meio não tinha assado, mas como o resultado é para ficar parecido com um brownie poderia ter deixado menos para que o meio ficasse mais molhadinho). Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

4) Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de sorvete de creme ou chocolate.

Nenhum comentário: