quarta-feira, 16 de julho de 2008

Marmita Japonesa

Como para os japoneses a comida deve ser apreciada tanto visualmente como com o paladar, as quentinhas não fogem á regra...
Os famosos Bentôs, termo que em japonês significa "lancheira do almoço" tem como um dos principais objetivos, incentivar as crianças a comerem toda a refeição na escola.






Encontrei até um rápido manual de como montar:
Divida a refeição proporcionalmente. Ao preparar o bento, existem duas maneiras básicas de dividir a comida. Você pode:

Usar uma razão 4:3:2:1 - 4 partes de arroz, 3 partes de acompanhamento, 2 partes de vegetais, e 1 parte sobremesa (ou outra coisa).

Usar uma razão 1:1 - 1 parte de arroz, e o mesmo tanto dos outros alimentos (vegetais, carnes, etc).

Você também pode variar estas razões, e usar ingredientes mais familiares. O objetivo disto é ter uma refeição diversa, nutritiva e balanceada.

*Ao invés do arroz, você pode usar sushi, onigiri (bolinho de arroz). Você pode usar outros tipos de arroz, risoto ou até macarrão.

* O acompanhamento deve ser alguma fonte de proteína, como um bife, galinha, peixe ou outra carne. Ela pode ser grelhada, empanada, frita e por aí vai. Para um bento vegetariano, tente alguns tipos de grãos, como a soja.

*Repolho picado com um molho leve é bem popular. Vegetais picados ou até uma salada de batatas podem ser usados.

Um comentário:

Cleo disse...

Eu amo (o)bentô, a ponto de fazer de vez em quando para comer em casa mesmo! :-)

Esses das fotos são fofíssimos!

Beijos,
Cris

Obs. Mari, se você topa participar de uma brincadeira, quando tiver um tempinho, dá uma olhada no meu post de ontem. Obrigada!